O projeto  
 

As regiões e cidades europeias enfrentam desafios importantes relacionados com a água, nomeadamente no que concerne ao seu armazenamento e descarga depois de grandes chuvas, à sua qualidade e ao impacto de períodos de seca no abastecimento (períodos de stress hídrico), por exemplo.
A noção de urgência é maior devido ao impacto das alterações climáticas. É evidente que, para enfrentar estes desafios, a "água" deve tornar-se parte integrante das políticas de desenvolvimento territorial e da sua implementação.

Infelizmente, até agora, as questões de gestão da água têm sido muitas vezes secundarizadas. Apesar de a problemática da água não parecer urgente a curto prazo, é evidente que a aplicação de medidas a breve trecho é importante para evitar problemas no futuro. No entanto, para alcançar os objetivos de gestão da água, a longo prazo, os parceiros constataram que existem muitos obstáculos a ultrapassar. As questões da água competem com outras preocupações públicas, resultando num insuficiente apoio público e político, e a ideia generalizada é que a inclusão da temática da água nos planos de ordenamento do território implica custos acrescidos.    

 

Por outro lado, a equipa do projeto tem observado que os agentes do setor público não estão, muitas vezes, conscientes do valor acrescentado que a gestão eficiente da água pode trazer ao desenvolvimento territorial. Em boa verdade, embora possa acarretar custos adicionais, a “água” também permite proteger melhor os espaços urbanos contra inundações, tornando-os mais atractivos, permitindo o desenvolvimento de espaços de recreio e lazer, e contribuindo para melhorar a qualidade de vida. A longo prazo evitará custos elevados, e resultará na valorização das propriedades e dos imóveis.

Os parceiros do projeto “Aqua-add - Implementação do valor acrescentado da água no desenvolvimento local e regional” têm como objetivo melhorar as suas estratégias e instrumentos de gestão para uma melhor aplicação da água no ordenamento do território e aumentar a sensibilização dos investidores e agentes públicos e privados para o valor acrescentado da água, para melhor explorar o seu potencial.
Este projeto enquadra-se no objetivo prioritário 2 - Ambiente e prevenção de risco, sub-tema “gestão da água” do Programa Interreg IVC, e decorrerá entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014.