Objetivos  
 

O objetivo geral do projeto Aqua-add é explorar melhor o potencial da "água", em termos económicos, sociais e ambientais, em paisagens urbanizadas, e melhorar a implementação de medidas de gestão da água no desenvolvimento local e regional. Para tal, será estimulada a troca de experiências e boas práticas, incluindo o teste à participação dos promotores, ao valor acrescentado dos "espaços azuis" em paisagens urbanizadas e a práticas e modelos de negócios bem-sucedidos para “projetos de água".

1. Participação dos promotores
No processo de planeamento, todos os promotores (urbanistas, promotores imobiliários, departamentos de tráfego, autarcas, etc.) devem estar cientes do impacto que os planos de desenvolvimento territorial e urbanístico têm na gestão da água e ser alertados para o valor acrescentado que a água pode ter nesses planos. Para isso, especialistas em água (e autoridades públicas em geral) têm de assumir um papel pró-ativo, devendo cooperar com outros promotores. O projeto Aqua-add pretende partilhar estratégias de cooperação sólida e frutífera.

 


2. Valor acrescentado dos "espaços azuis" em paisagens urbanizadas

O valor acrescentado da água / espaços azuis ainda é subestimado. O conhecimento das funções, dos serviços e dos valores dos espaços azuis é incompleto e de acesso difícil para decisores políticos, responsáveis pelo planeamento e ordenamento do território, investidores, empresários e outros interessados, especialmente quando se trata de valores económicos e sociais. O projeto Aqua-add irá recolher, analisar e promover as funções específicas, serviços e valor da água / espaços azuis, socorrendo-se de uma ferramenta SIG de apoio à decisão, para mostrar o (potencial) impacto social, ambiental e económico das medidas de gestão da água e facilitar o processo de planeamento com as diversas partes interessadas.

3. Práticas e modelos de negócios bem-sucedidos para “projetos de água"
A implementação de planos é muitas vezes difícil devido à falta de financiamento ou distribuição desigual de custos/benefícios entre as partes interessadas. Este projeto irá explorar modelos de negócios adequados, como acordos público-privados e gestão de custos de investimento e manutenção.